quinta-feira, 5 de maio de 2011

Van Gogh

Querida Tata,
Segue um quadro de Van Gogh, meu pintor preferido, para você admirar.
O tenho como meu mestre, meu guia na arte, pois sua expressão vai além da simples retratação das imagens. É espantoso o impacto que as cores fortes provocam em qualquer admirador.
Observe com atenção como a sobreposição das camadas de tinta parece dar a pintura uma sensação de movimento. Suas obras eram puras e espontâneas. Vincent não pintava as coisas como realmente eram, mas sim como ele as enxergava. Me alegro com poesia que ele escreve com o pincel.
Hoje é considerado um dos maiores mestres, sua genialidade vai além da nossa compreensão, pois não havia nenhum tipo de pintura semelhante no seu tempo. Mas sua vida foi um grande desafio, veja o que dizem em sua biografia:
"Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio."
Como podemos compreender?
Mesmo que tentemos, jamais compreenderíamos como uma pessoa com tamanha limitação poderia fazer obras com profunda complexidade. Na arte, minha querida, nada é compreendido racionalmente, mas sentido com o coração. Devemos contemplar a arte.
com carinho,
sua mami!

Nenhum comentário:

Postar um comentário